Nossa missão é participar da construção de um mundo melhor; acolher as pessoas amorosamente e, através de trocas e partilhas, buscar a saúde integral, o bem estar, a harmonia, o equilíbrio e a paz.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O poder da dúvida


Ao longo de nossas vidas, somos criados para nos adaptar às regras da sociedade. Com o tempo, perdemos nossos instintos e passamos a pensar e agir de acordo com os preceitos a que nos acostumamos. Neste livro, Don Miguel se une a seu filho Don José e nos oferece o quinto compromisso, que complementa os outros quatro (apresentados em Os Quatro Compromissos), e nos livra das amarras das expectativas alheias. 
"O quinto compromisso é seja cético, mas aprenda a escutar. Seja cético, porque a maior parte do que você ouve não é verdade. Você sabe que os seres humanos falam através de símbolos e que estes não são verdadeiros. Símbolos só se tornam factuais se concordamos com isso, e não por eles serem realmente verdadeiros. Mas a segunda metade do acordo é aprender a escutar, e a razão é simples: quando você aprende a escutar, compreende o significado dos símbolos que as pessoas estão usando, a história delas, e a comunicação melhora muito. Aí, em vez de toda a confusão entre os seres humanos que habitam na Terra, talvez passe a existir clareza. 
Uma vez que você perceba que praticamente nada daquilo que você aprende através dos símbolos é verdadeiro, então seja cético tem um significado bem mais amplo. Seja cético é um golpe de mestre porque usa o poder da dúvida para distinguir a verdade....."


Nenhum comentário:

Postar um comentário